SABEDORIA
SABEDORIA
Essa palavra me veio ao ler uma poesia postada no Facebook e fiquei interpretando a sua colocação na poesia, qual sua função e, pra não variar do que sempre faço, fiquei viajando na palavra e seu real significado e a quem se aplica.
A palavra sabedoria é atribuída a uma qualidade que alguma pessoa tenha. As pessoas que tem sabedoria, elas a tem por ser um dom natural, que já nasceram com ela e a utilizam sem nem saberem que são sábias, porque não forçam nada, não são ações que fazem pela outra maneira de se agir com sabedoria, que é o aprendizado, adquirido pelo acúmulo de conhecimentos, buscado ao longo da vida, através de estudos, leituras e tudo que pode aproveitar da vivência por onde estiver, adquirindo experiências.
A sabedoria acontece através de ações, através de palavras. Ambas as formas, expressando a verdade, inspirando a confiança e demonstrando conhecer sobre o que está fazendo e sobre o que está falando.
As pessoas sábias são aquelas que sabem utilizar seus conhecimentos, tudo aquilo que aprenderam, tudo o que buscaram saber, e souberam discernir o que é joio e o que é trigo. Informações surgem de várias maneiras, conteúdos são vistos, lidos, escutados através de várias e diversas fontes, sendo algumas dignas de aceitação e outras nem tanto. Daí o uso da sabedoria natural, aquela que já sabe discernir sem nem mesmo entender do assunto, mas já consegue definir e dar uma opinião concreta do que está em pauta. Esse discernimento entre coisas boas e coisas ruins, seja o que for, é tão confiável que as pessoas acatam e seguem porque sabem da idoneidade de quem as disse, de quem as considerou aproveitáveis.
O segredo da sabedoria é conseguir fazer escolhas apropriadas, saber decidir pelo que realmente é confiável e necessário, eliminando o que não faz bem, descartando o que está atrapalhando, incomodando. Um dos requisitos para se adquirir sabedoria, é ter um elevado nível de autoconhecimento – inclusive, essa é a minha proposta ao começar a escrever no Blog, levar as pessoas à reflexão de coisas que nunca pensaram, por isso escrevo o que penso e o que sei e o que sinto sobre todo e qualquer tipo de palavra-. Se a pessoa se conhece, sabe do que gosta, sabe quem é, sabe o que consegue fazer, sabe do que precisa, ela estará agindo com sabedoria – não necessariamente -, mas já é um grande passo a começar. A partir do autoconhecimento conseguimos ter maior discernimento e entendimento, além de nós mesmos, de tudo que nos cerca. Pensamos diferente, agimos diferente e conseguimos ser mais seletivos para o que realmente nos faz bem e nos acrescenta como ser humano, como pessoa que quer ser cada dia melhor, e se aprimorando nessa busca incessante e constante em ser uma pessoa mais digna para ter uma vida mais aprazível, tranquila e serena.
A sabedoria que não seja natural - que vem, aparece desde a idade mais tenra, sem avisar, simplesmente ela se apodera do ser e já começa a agir -, a sabedoria adquirida vai se estabelecendo, vai se firmando, se concretizando com o passar do tempo e com as vivências a cada etapa da vida dessa pessoa que foi designada para se dizer que seja uma pessoa sábia. Não adianta querer atropelar, ela vai cavalgar e galopar conforme a vontade e a necessidade que já lhe foi imposta e destinada. Cabe à pessoa ir degustando paulatinamente e fazendo uso à medida que lhe for proporcionado mais conhecimentos, mais informações e mais permissões que possa utilizar tudo isso para o bem da humanidade e não o seu. Por isso há necessidade de ter um alto nível de autoconhecimento, porque pode se perder na busca por aquilo que tem o dom, mas não sabe usá-lo.
As pessoas sábias agem com bom senso e pragmatismo. São práticas e objetivas e não precisam de bajulações, querem apenas o reconhecimento por aquilo que são e representam, porque sabem que são sábias por não precisarem do que as outras pessoas normais precisam.
Para ser uma pessoa sábia não precisa ser uma pessoa com estudo, falar corretamente, basta ser exemplo em tudo. A sabedoria natural vem para pessoas humildes, analfabetas muitas vezes, mas que sabem usar o bom senso, sabem dar tempo ao tempo, não se incomodam por nada, sabem refletir sobre sua condição de vida acima de qualquer outra condição melhor, sabem discernir entre o bem e o mal, entre o bom e o mau, e sabem ser diretas, mansas e tranquilas porque estão acima de qualquer julgamento e situação que lhes possa acontecer.
A pessoa com sabedoria utiliza de seus atributos para aprimorar sua criatividade, e assim consegue ter pensamentos mais amplos para tudo e a todo momento. As pessoas sábias não desperdiçam o tempo com coisas fúteis e sem valor, elas aplicam o seu tempo em algo que lhes possa acrescentar nessa gama de conhecimentos que já tem, mas nunca é demais, visto que o conhecimento é ilimitado e a capacidade de aprender infindável, para quem quer e valoriza, e se valoriza. Mas isso não quer dizer que ignoram e desdenham do que não lhes é útil, muito pelo contrário, são sábias até na maneira como descartam o que não lhes é proveitoso, sem jamais subjugar nada e muito menos alguém.
As pessoas sábias, por terem autoconhecimento e quererem crescer, desenvolver cada vez mais seus conhecimentos ela quer viver sempre na sua paz interior e pra isso jamais pensa em fazer algum mal a alguém, a quem quer que seja, muito pelo contrário, valoriza a todos, porque todos nós seres humanos temos valor, temos uma missão.
As pessoas sábias estão em constante aprendizado para poderem fazer uso de todas as suas capacitações para o bem da humanidade, saber manejar e conduzir da melhor forma possível para que todos que o rodeiam estejam bem e felizes.
A sabedoria é um dom, dado por Deus, e ele sabe quem merece ser, e mostra o caminho para as pessoas a buscarem ao longo de suas vidas. Eu estou em constante busca, e tu, amigo e amiga, já pensou nisso?
JOSÉ FERNANDO MENDES
Enviado por JOSÉ FERNANDO MENDES em 13/11/2023