× Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato
COISAS DE MENDES
Sou um ESCREVEDOR...
Textos
UM SONHO IMPOSSÍVEL
Numa noite chuvosa fui ler Machado de Assis. Estava tudo tão quieto que só se escutava os animais gritarem, e o vento que batia na veneziana do quarto e aquele toc...toc...toc... que não me deixava ler direito, pois os ruídos me despertavam da leitura .
Levantei-me e fui olhar pela vidraça o que estava acontecendo com os animais lá fora, que estavam tão agitados. Quando abri a veneziana todos os animais vieram para perto de mim. Fiquei tão emocionado e feliz que, sem perceber, abri a janela e eles, junto com o vento, entraram para o quarto .
O livro q estava aberto em cima da cama, o vento fechou-o desmarcando a página que estava lendo. Fechei a janela e fiquei na cama com os lindos animais. Olhei para o Beija -Flor  e perguntei:
- O que você tem? O Beija-Flor respondeu:
- Estou morrendo de frio! E se estremecia todo.
Olhei para os outros pássaros e os vi encorujados num cantinho da cama. Levantei-me e fui acender o aquecedor para coloca-los perto.  Quando voltei me deparei com os animaizinhos chorando, então indaguei:
- Por que estão chorando? O Papagaio, sempre falante, me respondeu:
- O Beija-Flor, que era tão lindo, e agora, foi para o céu dormir um sono eterno.
Não aguentei e comecei a chorar também. De repente os animais foram embora e deixaram o Beija-Flor.
Gritei por eles, mas não me deram ouvidos, e seguiram enfrentando a tempestade que continuava mais forte lá fora; e eu ali com o passarinho inanimado, porém lindo e delicado.
Eu, chorando, adormeci.
No outro dia, ao despertar, a primeira coisa que fiz foi procurar o passarinho. Mas não tinha nada em cima da cama, a não ser o livro  de Machado de Assis, e as cobertas que estavam molhadas  de lágrimas.
Fui para a cozinha e perguntei à minha mãe, que já estava nas lidas domésticas, sempre com um sorriso:
- Mamãe, por que os animais não falam?
Ela sorrindo respondeu: - Porque eles não são que nem nós, para poderem falar.
- Mas eu vi, com meus próprios olhos, eles falarem comigo! E fiquei intrigado com o que acontecera.
Minha mãe, passando a mão nos meus cabelos, disse que aquilo não passava de um belo sonho, e voltou ao seu trabalho, sem me dar mais conversa .
Olhei lá fora, fui até à janela e nisso um Beija-Flor, igual ao do sonho, pousou numa flor que estava bem próximo de mim, beijando-a muitas vezes, com seu modo delicado e um bater de asas incessantes, dando a entender que estava feliz, tanto quanto eu.
E foi embora para sempre, ou...


JOSÉ FERNANDO MENDES
Enviado por JOSÉ FERNANDO MENDES em 12/09/2023
Comentários